O projeto Setembro Amarelo deriva da experiência e observação do PAPO – o Programa de Apoio Psicológico e Orientação -, um programa institucional de acolhimento, aconselhamento, acompanhamento e encaminhamento psicológico voltado aos estudantes da graduação dos cursos oferecidos pela ESPM. Para saber mais sobre o PAPO, acesse: https://direitoshumanos.espm.br/gestao/apoio-psicologico-e-orientacao/

A partir da promoção de rodas de conversa sobre o sofrimento psíquico e distúrbios emocionais envolvendo especialistas, professores e alunos da ESPM-Porto Alegre, procurou-se trazer à tona a reflexão e a prevenção do suicídio.

Em linha com a Campanha Setembro Amarelo, promovida em todo o Brasil pela Associação Brasileira de Psiquiatria e o Conselho Federal de Medicina, o projeto na ESPM contou com a participação de cerca de 400 pessoas.

“Esta iniciativa favoreceu a reflexão e o diálogo aberto acerca de um tema ainda alvo de muitos tabus. Os estudantes, principalmente, mostraram-se envolvidos e sensíveis ao tema.“ – Prof. Ana Claudia Fleck, ESPM.

 

********************************
Você conhece os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) propostos na Agenda 2030 da ONU?
Essa iniciativa se alinha aos ODSs 3 e 4. Para saber mais, acesse: https://nacoesunidas.org/pos2015/