Há anos ESPM Social RJ desenvolve o Programa Integrado Social. A proposta é promover uma interação de disciplinas e suas entregas acadêmicas, de forma ordenada e concatenada, congregando conhecimentos adquiridos pelos alunos dos cursos de graduação nas áreas de Design, Comunicação e Administração, para realizar a entrega de um projeto de venda sociocultural a uma banca interna (composta por um corpo docente) e externa (composta por gerentes de patrocínio de grandes empresas). A cada semestre, novos projetos são desenvolvidos.

Em 2015, a ESPM Social RJ atuou junto à São Martinho, uma ONG que promove os direitos da criança e do adolescente e atua na proteção de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social na cidade do Rio de Janeiro.

Em 2016,  foi a fez a Aspande, que tem procura instrumentalizar populações de baixa renda para a implementação de empreendimentos comunitários, e do Centro de Criação da Imagem Popular (CECIP), entidade que se dedica ao fortalecimento da cidadania por meio da educação e da comunicação.

Em 2017, a ESPM Social RJ trabalhou com a Universidade das Quebradas, um curso de extensão promovido pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea da UFRJ, voltado para artistas e a ativistas das comunidades do Rio de Janeiro, e com o Instituto Nise da Silveira, referência nacional no tratamento psiquiátrico.

Em 2018, atuou com o Museu da Favela, ONG criada por líderes comunitários das favelas do Pavão, Pavãozinho e Cantagalo, e com a Sofie Foundation, uma organização dedicada à proteção de indígenas, sobretudo da região do Acre.

 Em 2019, o trabalho foi realizado com a Livreteria Juraci Nascimento, um espaço itinerante local de literatura, contação de histórias e clube de livros, em parceria com a Casa Amarela.

A seleção para organizações interessadas em participar do Integrado Social ocorre por chamadas públicas. Para saber sobre chamada pública para 2020, acesse: www.espm.br/integradosocial/

Ao longo desses anos, o Programa Integrado Social tem atraído parcerias de fundações e organizações privadas, governamentais e da sociedade civil, tais como: Instituto Nissan, Centro Cultural Banco do Brasil, Instituto Renault, BNDES, Light, Saraiva, Firjan, BG Brasil, ONS, Orquestra Sinfônica Brasileira, Instituto Four Desenvolvimento Humano, Brazil Foundation, Rio 2016 etc.

Para mais informações sobre a ESPM Social RJ, acesse: www.espm.br/a-espm/responsabilidade-socioambiental/espm-social-rio-de-janeiro/

********************************
Você conhece os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) propostos na Agenda 2030 da ONU?
Essa iniciativa se alinha aos ODSs 4 e 10. Para saber mais, acesse: https://nacoesunidas.org/pos2015/