Elaborado com o apoio das professoras Paula Drumond and Tamya Rebelo, do curso de Relações Internacionais da ESPM SP, o relatório anual de 2019 do Instituto Igarapé versou sobre o tema Implementing the “Women, Peace and Security” agenda in Brazil.

A publicação apresenta uma análise do conteúdo do Plano Nacional de Ação (NAP – sigla em inglês) sobre mulheres, paz e segurança documento adotado pelo Brasil em 8 de março de 2017, em resposta aos apelos da Organização das Nações Unidas para que seus Estados-membros promovam estratégias nacionais para implementação dos compromissos assumidos pela Resolução 1325 (2000) do Conselho de Segurança.

O material tem como objetivo identificar os principais avanços introduzidos pelo plano, bem como os desafios substantivos, operacionais e metodológicos para alcançar seus objetivos. Algumas recomendações são apresentadas com o objetivo de fomentar o debate público sobre a agenda “Mulheres, Paz e Segurança” no Brasil e promover o engajamento crítico de atores-chave envolvidos na implementação dos objetivos brasileiros.

Para saber mais, acesse: https://igarape.org.br/wp-content/uploads/2019/07/2019-07-31v2-AE31_summary-Women-Peace-and-Security-National-Action-Plan.pdf

 

********************************
Você conhece os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) propostos na Agenda 2030 da ONU?
Essa iniciativa se alinha aos ODSs 4, 5, 10 e 16. Para saber mais, acesse: https://nacoesunidas.org/pos2015/