A grade do curso de graduação em Publicidade e Propaganda da ESPM conta com a disciplina Campanha Institucional para ONGs. Composta por 18 aulas, a disciplina prevê que os alunos pesquisem e selecionem ONGs com que se identifiquem para propor um planejamento de comunicação integrada, com direcionamentos para as áreas institucional, administrativa, interna e mercadológica. Isso inclui pesquisar os públicos envolvidos com o trabalho das ONGs, desenvolver diagnósticos, planejar e executar ações de comunicações e medir os resultados.
A ideia é propor projetos que possam ser aplicados pelas ONGs após o término da disciplina.
Em cinco anos, mais de 50 entidades já foram atendidas.
Os resultados para a ONGs variam de acordo com suas necessidades. Os alunos ajudam a atrair investidores, captar doações (já foram coletadas mais de 1/2 tonelada de alimentos e captados mais de R$ 10 mil em doações em dinheiro, por exemplo), reformular os espaços internos e buscar visibilidade para as ONGs e suas causas na mídia.
Para os alunos, os resultados vão além da oportunidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas técnicas e teóricas, permitindo entrar em contato com variadas pautas e lutas sociais, promovendo a sensibilização e reflexão sobre os direitos humanos.
“O trabalho proposto foi muito além de um aprendizado profissional/acadêmico. Nosso trabalho serviu para um aprendizado pessoal. É gratificante ver toda a construção que tivemos ao longo do semestre. Ajudar milhares de mães que doam o seu tempo em prol de uma causa diz respeito de quem nós somos. O resultado disso foi uma parceria já formada com o Mães Pela Diversidade, que continuará além das paredes da ESPM.”
“”A disciplina contribuiu muito para o nosso aprendizado de forma geral. Ter a possibilidade de realizar este contato com uma ONG foi muito realizador, pois o sentimento de poder ajudar e fazer a diferença é incrível!””
“Com este trabalho, foi possível ter uma noção da complexidade de elaborar projetos de comunicação que atinjam efetivamente os diferentes públicos que se deseja alcançar. Além disso, conhecemos de perto o desafio e o empenho necessário para realizar um evento que cumpra seu objetivo e, ao mesmo tempo, seja de viável execução e atrativo aos convidados.”“O desafio proposto pelo professor Rodrigo Valente foi a melhor maneira de colocar em prática o conteúdo aprendido: desenvolver uma campanha em parceria com um cliente real. O melhor resultado foi ver as melhorias que conseguimos implementar na ONG escolhida para que consigam se manter após o período da campanha desenvolvida em aula. Podemos nos dizer felizes, pois além de compreender todo o conteúdo, tivemos a oportunidade de conhecer tantos trabalhos lindos e nos sensibilizar diante causas e trabalhos feitos de coração para pessoas e animais em estado de vulnerabilidade que contam com a ajuda de pessoas que dedicam suas vidas e pudemos ajudar e fazer parte de um pedacinho disso tudo.”
********************************
Você conhece os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) propostos na Agenda 2030 da ONU? Esta iniciativa procura colaborar com vários ODSs. Saiba mais em: https://nacoesunidas.org/pos2015/