Disciplina Campanha institucional para ONGs

mar 14, 2020 | Produção de Conhecimento

A grade do curso de graduação em Publicidade e Propaganda da ESPM conta com a disciplina Campanha Institucional para ONGs. Composta por 18 aulas, a disciplina prevê que os alunos pesquisem e selecionem ONGs com que se identifiquem para propor um planejamento de comunicação integrada, com direcionamentos para as áreas institucional, administrativa, interna e mercadológica. Isso inclui pesquisar os públicos envolvidos com o trabalho das ONGs, desenvolver diagnósticos, planejar e executar ações de comunicações e medir os resultados.

A ideia é propor projetos que possam ser aplicados pelas ONGs após o término da disciplina.

Em cinco anos, mais de 50 entidades já foram atendidas.

Os resultados para a ONGs variam de acordo com suas necessidades. Os alunos ajudam a atrair investidores, captar doações (já foram coletadas mais de 1/2 tonelada de alimentos e captados mais de R$ 10 mil em doações em dinheiro, por exemplo), reformular os espaços internos e buscar visibilidade para as ONGs e suas causas na mídia.

Para os alunos, os resultados vão além da oportunidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas técnicas e teóricas, permitindo entrar em contato com variadas pautas e lutas sociais, promovendo a sensibilização e reflexão sobre os direitos humanos.

“O trabalho proposto foi muito além de um aprendizado profissional/acadêmico. Nosso trabalho serviu para um aprendizado pessoal. É gratificante ver toda a construção que tivemos ao longo do semestre. Ajudar milhares de mães que doam o seu tempo em prol de uma causa diz respeito de quem nós somos. O resultado disso foi uma parceria já formada com o Mães Pela Diversidade, que continuará além das paredes da ESPM.”

“”A disciplina contribuiu muito para o nosso aprendizado de forma geral. Ter a possibilidade de realizar este contato com uma ONG foi muito realizador, pois o sentimento de poder ajudar e fazer a diferença é incrível!””
“Com este trabalho, foi possível ter uma noção da complexidade de elaborar projetos de comunicação que atinjam efetivamente os diferentes públicos que se deseja alcançar. Além disso, conhecemos de perto o desafio e o empenho necessário para realizar um evento que cumpra seu objetivo e, ao mesmo tempo, seja de viável execução e atrativo aos convidados.”

“O desafio proposto pelo professor Rodrigo Valente foi a melhor maneira de colocar em prática o conteúdo aprendido:  desenvolver uma campanha em parceria com um cliente real. O melhor resultado foi ver as melhorias que conseguimos implementar na ONG escolhida para que consigam se manter após o período da campanha desenvolvida em aula. Podemos nos dizer felizes, pois além de compreender todo o conteúdo, tivemos a oportunidade de conhecer tantos trabalhos lindos e nos sensibilizar diante causas e trabalhos feitos de coração para pessoas e animais em estado de vulnerabilidade que contam com a ajuda de pessoas que dedicam suas vidas e pudemos ajudar e fazer parte de um pedacinho disso tudo.”

********************************
Você conhece os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) propostos na Agenda 2030 da ONU? Esta iniciativa procura colaborar com vários ODSs. Saiba mais em: https://nacoesunidas.org/pos2015/ 

Vídeo documental Otavio Roth na ESPM

Em 2022, o Comitê ESPM de Direitos Humanos teve a satisfação de realizar a primeira exposição pública da coleção Otávio Roth no acervo ESPM. A exposição integrou a programação do ESPMovement, um evento de três dias – de 19 a 21 de outubro - que celebrou os 100 anos da...

Cátedra Maria Aparecida Baccega – educação em mídia e consumo

Instância de produção qualificada de pesquisa, debate acadêmico e extensão universitária sobre as interrelações entre comunicação, consumo e educação, desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM. Um fórum para o...

Acolhitude – integração social de migrantes

O Programa Acolhitude é resultado de uma parceria entre a ESPM, o Ministério das Relações Exteriores (MRE), a Organização Internacional para as Migrações (OIM) e a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (FAMBRAS). O programa colabora com a integração social de...

Jovem Inusitado- educação para todos

Destacando a importância de multiplicar o conhecimento, em 2022, a ESPM lançou o Programa Jovem Inusitado. Por meio dessa iniciativa, a Escola abre as suas portas para estudantes do ensino médio das várias escolas estaduais. A iniciativa reforça o compromisso da nossa...

The Global Links Initiative – pelo empreendedorismo feminino

O The Global Links Initiaive (TGLI) é um programa transcultural criado pela Crummer Graduate Business School, da Rollins College, para promover o empoderamento feminino por meio do empreendedorismo social. O programa coloca em colaboração empreendedoras, alunos de...