Desde 1994, a Organização das Nações Unidas (ONU), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), celebra o Dia dos Professores lembrando o aniversário da adoção da Recomendação sobre o Status dos Professores – documento que data de outubro de 1966.

Com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) número 4 – educação de qualidade – , estabelecido em 2020, as Nações Unidas reconhecem o papel chave dos professores para alcançar as metas de educação até 2030 e estabelecem parâmetros sobre direitos e responsabilidades dos docentes e condições de preparação, aperfeiçoamento, recrutamento e emprego.

Em 2020, as celebrações serão dedicadas a reconhecer o importante papel dos professores no enfrentamento dos efeitos da pandemia por Covid-19 e na tarefa de reimaginar o futuro. Segundo os organizadores, a data será ocasião propícia para refletir sobre caminhos para a educação, cujos desafios aumentam em todo mundo.

A agência da ONU afirma que os mestres responderam rapidamente à crise ao se adaptarem ao ensino remoto, apoiando alunos e populações mais carentes. Com isso, evitaram perdas ainda maiores no aprendizado de crianças e adolescentes e ajudaram a mitigar as consequências sanitárias da pandemia.

As celebrações  ocorrerão de 5 a 12 de outubro de 2020 e serão feitas pela internet, do evento de abertura até a entrega do Prêmio Unesco-Hamdan. Para mais informações, acesse: https://news.un.org/pt/

********************************
Você conhece os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) propostos na Agenda 2030 da ONU? Essa iniciativa se alinha aos ODSs 4, 8 e 10. Para saber mais, acesse: https://nacoesunidas.org/pos2015/