Em 2020, alunos e alunas do curso de publicidade e propaganda da ESPM Porto Alegre foram provocados a tornarem-se porta-vozes de causas nas quais se identificam.
Para isso, desenvolveram estudos de marketing de causa. Eles realizaram pesquisas sobre as causas de seus interesses e engajaram em estratégias para se tornar porta-vozes dessas causas em suas redes sociais, criando brand personas – uma ferramenta de branding que parte dos arquétipos de Jung, para elaborar estudos de público-alvo, mapas de empatia, painel semântico e visual, tom de voz da marca, entre outras ferramentas de marketing.
Alguns resultados por ser conferidos nos links abaixo:
https://drive.google.com/file/d/1HEJE7AQd-_zzB56YWx_agtbHtxWQMfhJ/view
https://drive.google.com/open?id=1VyH4oMTHJjML5kPGUEAIQ6ptx6ycfoj5
https://drive.google.com/open?id=1PUgjh2EA0eGfLBUo1L6tVch98ixBw6GU
https://drive.google.com/open?id=1Qcaql91iYZJsQ7y5LrUQTX8QEc_W4Jll
https://drive.google.com/open?id=1tVUdcW4oDjo7xR2R2YvO_74fYApAAnRo
https://drive.google.com/file/d/1mg8amevxYK0LTS8XIU-eluSplDQfSJzH/view
Essa iniciativa se relaciona com os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU:
- ODS 3. Saúde e Bem-Estar
- ODS 5.. Igualdade de Gênero
- ODS 10. Redução de Desigualdades
Tivemos excelentes debates em sala sobre a relevância de trazer esses temas para o círculo de amizades dos alunos, fazendo com que causas se tornem pauta para a rede de contatos dos alunos, gerando maior conscientização a partir de suas próprias redes de relaciónacionamento. – Profa. ROBERTA FLECK SAIBRO KRAUSE