Estima-se que o distúrbio de aprendizagem mais comum seja a dislexia caracterizada pela dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente das palavras e/ou dos números (descalculia), seja na habilidade de decodificação, soletração, escrita ou fala.
De acordo com a Associação Brasileira de Dislexia, grande parte da população disléxica faz uso do sistema público de ensino, que por sua vez enfrenta a falta de estrutura, material didático e agentes especializados, além da homogeneidade no ensino.
O jogo Uni Duni Fruti foi criado para facilitar o aprendizado de interpretação de texto e raciocínio lógico para crianças de 7 a 9 anos, por meio de situações-problema em matemática.
Visando a inclusão e o desenvolvimento social, o jogo não requer agentes especializados em sua aplicação. Podendo ser utilizado tanto dentro quanto fora da sala de aula, por professores ou pais, o jogo faz uso de uma tipografia especializada, que facilita a leitura das crianças com dislexia, por meio do ensino lúdico e dinâmico.
Desenvolvido ao longo de 2020 dentro do âmbito do curso de graduação em Design da ESPM, o jogo entrou no short list do Brasil Design Awards, na categoria Design de Impacto Positivo.
Assista ao vídeo-case em: https://vimeo.com/578675002
Mais informações em: https://drive.google.com/file/d/1OjPueeV_VVr3zZMwExVFL2lB5lzmTWxB/view
Essa iniciativa procura colaborar com os seguintes objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU:
- ODS 4. Educação de Qualidade
- ODS 10. Redução de Desigualdades