Projeto Exchange Skins, por um ambiente gamer mais inclusivo

mar 1, 2022 | Reflexão e debate

Criado em 1975 por publicitários de São Paulo, O Clube de Criação tem o intuito de registrar em anuário as peças mais criativas feitas pela publicidade no ano. Em 2021, o Clube de Criação e a Coca Cola lançaram o o seguinte desafio aos estudantes de publicidade brasileiros: “Como a Coca-Cola pode ter um papel relevante na construção de um ambiente gamer mais inclusivo?”.

Para endereçar essa questão, Giovani Tavares Pereira, aluno da ESPM, criou a primeira bolsa de valores do universo gamer. Funciona assim: cada vez que um gamer apresentar atitudes machistas, fica mais caro comprar as chamadas skins (o nome dado às roupas dos personagens nos jogos). Sugestivo, o nome do projeto remote à empatia, provocando gamers homens a se colocarem no lugares das games mulheres.

Afinado com o objetivo de desenvolvimento sustentável (ODS) número 5 proposto pela ONU – Igualdade de Gênero -, o projeto desenvolvido pelo discente conquistou o Prêmio do Clube, na categoria Estudantes.


HACK START POA 250

O hack START POA 250 é uma iniciativa nascida da parceria entre ESPM e o Gabinete de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de Porto Alegre. Trata-se de uma maratona de soluções criativas, na qual pessoas se reúnem para encontrar novas ideias, propostas e diferentes...

Reportagem STOP ASIAN HATE

Estudantes do curso de Jornalismo da ESPM Porto Alegre produziram uma reportagem especial sobre como a pandemia influenciou no crescimento do racismo contra asiáticos. A reportagem foi publicada no Portal do Curso de Jornalismo e divulgada por meio do Instagram, entre...

Inclusão social – capacitação gratuita de refugiados

Ao longo de 2021, graduandos da ESPM desenvolveram um projeto social para capacitar refugiados haitianos no Brasil como sushiman, com vistas à sua colocação em restaurantes brasileiros.  O projeto, com duração prevista de 2 anos, conta com a parceria da...