Diego Santos Vieira de Jesus, docente e pesquisador do Programa de Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa (MPGEC) e professor dos cursos de graduação em Publicidade e Propaganda e em Administração de Empresas da ESPM Rio, publicou um artigo sobre a situação da economia criativa no Brasil no contexto da pandemia por Covid-19.
A análise parte do conceito de necropolítica para verificar como a pandemia reforçou a divisão política entre quem pode ou não morrer, já que algumas vidas são consideradas descartáveis, principalmente as de profissionais criativos que têm condições instáveis e precárias de trabalho e estão inseridos em setores considerados supérfluos pelo Estado brasileiro. Com uma serie de testemunhos de profissionais da economia criativa, o estudo procura apontar caminhos para os setores criativos contornarem os efeitos deletérios da pandemia de COVID-19, estimulando a geração de renda e garantindo a qualidade de vida dos profissionais.
O artigo pode ser conferido, na íntegra, em: https://www.scirp.org/journal/paperinformation.aspx?paperid=100929
Essa iniciativa se relaciona com o seguinte Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) proposto pela ONU:
- ODS 3. Saúde e Bem-estar
- ODS 10. Redução das Desigualdades