Ao longo de 2020, no âmbito do PPGCOM (Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Consumo) da ESPM SP, foi produzido um estudo sobre as relações de oferta e consumo no período de isolamento social, com ênfase nas transformações dos hábitos de consumo, agora ainda mais mediados pelos processos comunicacionais, entendidos como espaço de relacionamento social e construção de sentido.
A proposta do trabalho é mobilizar uma reflexão sobre eventuais rupturas nas práticas de consumo, nas relações com os espaços de consumo – do físico ao virtual – e uma possível re-valorização do comércio local.
A pesquisa e as reflexões envolveram docentes de pós-graduação, mestres, doutores, mestrandos e doutorandos. O trabalho foi apresentado na CEDH2020 – II Conferência Euroamericana para o Desenvolvimento dos Direitos Humanos: Agenda 2030 – Um Novo Capítulo para a evolução dos Direitos Humanos e em um Webinar, que pode ser assistido, na íntegra, em: www.youtube.com/watch?v=p74Rlu6xRRs
Um resumo do estudo pode ser conferido em: https://drive.google.com/file/d/1UstIj_I_6AkZiDTZOt-wKJW7lP8zT3Lx/view
Essa iniciativa se relaciona com o seguinte Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) proposto pela ONU:
- ODS 12. Consumo e Produção Sustentáveis
- Por ocasião da apresentação dos resultados da pesquisa empírica, os participantes mostram grande interesse desenvolvendo comentários que extrapolavam os aspectos apresentados, com reflexões e problematizações decorrentes da situação extraordinária que todos vivemos na pandemia. No trabalho apresentado na conferência do CEDH, aprofundamos a análise preliminar, abordando relações entre os relatos das práticas de consumo e relações comerciais emergentes na pesquisa e transformações da interação social no âmbito da comunicação mercadológica local. – Profa. Márcia Tondato (ESPM)