Em 2018, Marden do Vale Nascimento, então mestrando do mestrado profissional em gestão da economia criativa da ESPM RJ, iniciou uma pesquisa que culminou com o desenvolvimento de um método reaplicável de ensino-aprendizagem de linguagem fotográfica.
A pesquisa verificou como o ensino-aprendizagem de produção e leitura de fotografias contribui para o desenvolvimento de competências desejadas na formação de indivíduos aptos à resolver problemas por meio da criatividade. Para isso, foi realizada pesquisa de campo exploratória de base qualitativa, com emprego de instrumentos de pesquisa etnográfica.
A materialidade produzida como resultado desse trabalho é o protótipo de um método reaplicável de ensino-aprendizagem de linguagem fotográfica, fundamentado na leitura e produção de fotografias utilizando smartphones, denominada Ateliê Fotográfico. Tal materialidade foi elaborada como uma tecnologia social.
O método apresentado na pesquisa constitui uma solução para o desenvolvimento de competências relacionadas à criatividade, com foco em estudantes de ensino médio, contribuindo com a formação para o mundo do trabalho e a cidadania. Defende-se um currículo escolar flexível, com liberdade de expressão e que incorpore o ensino-aprendizagem de artes, e em especial da fotografia.
A dissertação pode ser conferida, na íntegra, em: https://drive.google.com/file/d/1sQjlWTmHhE1NvcCrfeyUDz0bfjUVWwD5/view
Essa iniciativa se relaciona com os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU:
- ODS 4. Educação de Qualidade
- ODS 9. Indústria, Inovação e Infraestrutura