Em 2020, Profa. Veranise Jacubowski Correia Dubeux, do Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa da ESPM Rio, publicou o artigo acadêmico Innovation in the ‘New Normal’ Interactions, the Urban Space, and the Low Touch Economy: The Case of Rio de Janeiro in the Context of the COVID-19 pandemic. O paper examina como a inovação foi implementada na cidade do Rio de Janeiro no contexto da pandemia COVID-19, no que diz respeito às interações no “novo normal”, o espaço urbano e a economia de baixo toque. O estudo indica o desenvolvimento de laços sociais e emocionais à luz dos cuidados de saúde, com base em tecnologias de informação e comunicação .
O trabalho foi produzido no contexto do Grupo CNPq de pesquisa Cidades Criativas, dedicado a pesquisas sobre Marcas de Cidade e sobre a Gestão de Cidades Criativas. Para acessar o site do Grupo, clique aqui: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5541310687368186
O artigo foi publicado em um periódico internacional de alto impacto, o International Journal of Social Science Studies Vol. 8, No. 5; September 2020. Confira, na íntegra, em: https://drive.google.com/file/d/1r6wtUcB7YYPcotcG2uEVJWJzjR0WL-7I/view
Essa iniciativa se relaciona com os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU:
- ODS 4. Educação de Qualidade
- ODS 8. Trabalho Decente e Crescimento Econômico
- ODS 9. Indústria, Inovação e Infraestrutura
- ODS 10. Redução de Desigualdades
- ODS 11. Cidades e Comunidades Sustentáveis
Podemos observar que, durante a pandemia, embora muitos cuidados tenham sido ignorados, algumas pessoas fizeram novos usos dos espaços abertos no Rio de Janeiro para liberar ansiedade e sentimentos depressivos, mas a cidade enfrenta problemas com a privatização dos espaços públicos. À luz do desenvolvimento da economia de baixo contato, a inovação era necessária para que muitas empresas superassem soluções como a queda instantânea da demanda, restrições de oferta e produção, instabilidade política e dificuldades financeiras. Estas soluções incluíram uma melhoria do processo logístico, alternativas de branding, mudanças para serviços semelhantes mas digitais e/ou remotos e a criação de produtos para outras necessidades. – Profa. Veranise Dubeux (ESPM)