Análise do caso PANTYS: desconstruindo tabus sobre menstruação

mar 1, 2022 | Produção de Conhecimento

A marca de calcinhas absorventes, Pantys, foi objeto de estudo de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no âmbito da gradução em Publicidade e Propaganda a ESPM Porto Alegre. O estudo, que teve como objetivo principal estudar a construção da marca, acabou por levantar e problematizar uma série de tabus sobre a menstruação junto ao público feminino brasileiro. Ademais, observou-se que a transparência no discurso da marca contribuiriam, a. seu turno, para a desconstrução de tais tabus.

O trabalho pode ser conferido, na íntegra, em: https://drive.google.com/file/d/1Slnc7as4xO1q5e2kly5J2bbRGf76DlYg/view

Essa iniciativa se relaciona com os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU:

  • ODS 3. Saúde e Bem-Estar
  • ODS 5. Igualdade de Gênero
  • ODS 10. Redução de Desigualdades
  • ODS 12. Consumo e Produção Sustentáveis

Vídeo documental Otavio Roth na ESPM

Em 2022, o Comitê ESPM de Direitos Humanos teve a satisfação de realizar a primeira exposição pública da coleção Otávio Roth no acervo ESPM. A exposição integrou a programação do ESPMovement, um evento de três dias – de 19 a 21 de outubro - que celebrou os 100 anos da...

Cátedra Maria Aparecida Baccega – educação em mídia e consumo

Instância de produção qualificada de pesquisa, debate acadêmico e extensão universitária sobre as interrelações entre comunicação, consumo e educação, desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM. Um fórum para o...

Acolhitude – integração social de migrantes

O Programa Acolhitude é resultado de uma parceria entre a ESPM, o Ministério das Relações Exteriores (MRE), a Organização Internacional para as Migrações (OIM) e a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (FAMBRAS). O programa colabora com a integração social de...

Jovem Inusitado- educação para todos

Destacando a importância de multiplicar o conhecimento, em 2022, a ESPM lançou o Programa Jovem Inusitado. Por meio dessa iniciativa, a Escola abre as suas portas para estudantes do ensino médio das várias escolas estaduais. A iniciativa reforça o compromisso da nossa...

The Global Links Initiative – pelo empreendedorismo feminino

O The Global Links Initiaive (TGLI) é um programa transcultural criado pela Crummer Graduate Business School, da Rollins College, para promover o empoderamento feminino por meio do empreendedorismo social. O programa coloca em colaboração empreendedoras, alunos de...