#04: Entrevista com Fred Lúcio. Uma análise sob a ótica da Antropologia sobre o segundo artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos

jul 22, 2021

O professor e antropólogo, Fred Lúcio, é o convidado do 2 e 2 são 3? para falar sobre liberdade e igualdade de raça, gênero, religião e orientação sexual. Nosso convidado traz para o contexto histórico da 2ª Guerra Mundial e o presente relações com o nazismo, os ataques aos povos indígenas, a homofobia, a intolerâncias com as religiões de matrizes afrodescendentes e muitos outros temas.

Artigo II

1 – Todo ser humano tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, idioma, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição.

2 – Não será também feita nenhuma distinção fundada na condição política, jurídica ou internacional do país ou território a que pertença uma pessoa, quer se trate de um território independente, sob tutela, sem governo próprio, quer sujeito a qualquer outra limitação de soberania.