Pesquisa de tendências – Geração Z Brasil

mar 13, 2020 | Produção de Conhecimento, Reflexão e debate

De março a junho 2019, os alunos do curso de Graduação em Publicidade e Propaganda da ESPM-SP foram incentivados a identificar e explorar tendências relativas à chamada geração Z no Brasil. A ideia era levar os jovens olhar para si próprios, para seus pares e outras gerações, buscando identificar o que haveria de diferente na sua geração – comportamentos, atitudes, ideias, valores, sentidos, desafios etc.

Os estudos desenvolvidos pelos alunos incluiram pesquisas em dados secundários, monitoramento de contexto, pesquisas de campo e pesquisas exploratórias. Alguns trabalhos foram a fundo em questões delicadas, complexas e desafiadoras, com destaque para os trabalhos “Mind the mind”, “Diversidade on demand” e “Transtudo” , que se debruçaram, respectivamente, sobre os temas da transexualidade, dos transtornos psíquicos e do respeito à diversidade.

O resultado foi surpreendente. Cada grupo que apresentava seu trabalho gerava nos demais alunos uma sensação de auto-compreensão e solidariedade. Em um contexto que incentiva o individualismo e dificulta o entendimento do outro, foi muito gratificante perceber que, além do que se tinha como objetivo principal do projeto, tinha sido possível estabelecer novos vínculos e sentidos. Por meio do trabalho prático e aplicado, foi possível alcançar resultados de sensibilização e humanização. Fica o aprendizado de que, mesmo em trabalhos mais ‘concretos’, com fins mercadológicos, deve-se buscar sempre a dimensão humana que faz a diferença, marca e transforma. Sem dúvida nenhuma, o maior ganho – para os alunos, professores e parceiros na disciplina – foi o contato com a percepção que o jovem tem das suas próprias questões. Ver, em uma disciplina predominantemente aplicada, esse tipo de conteúdo sendo produzido e esse tipo de discussão sendo promovido demonstrou que a função do professor e o compromisso da instituição são sempre maiores, mais relevantes e mais profundos do que podem parecer. Trabalhamos para transformar pessoas e desenvolver a sociedade.– professor Bruno Pompeu, ESPM-SP.

********************************
Você conhece os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) propostos na Agenda 2030 da ONU?
Essa iniciativa se alinha aos ODSs 4 e 10. Para saber mais, acesse: https://nacoesunidas.org/pos2015/ 

Vídeo documental Otavio Roth na ESPM

Em 2022, o Comitê ESPM de Direitos Humanos teve a satisfação de realizar a primeira exposição pública da coleção Otávio Roth no acervo ESPM. A exposição integrou a programação do ESPMovement, um evento de três dias – de 19 a 21 de outubro - que celebrou os 100 anos da...

Cátedra Maria Aparecida Baccega – educação em mídia e consumo

Instância de produção qualificada de pesquisa, debate acadêmico e extensão universitária sobre as interrelações entre comunicação, consumo e educação, desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM. Um fórum para o...

Acolhitude – integração social de migrantes

O Programa Acolhitude é resultado de uma parceria entre a ESPM, o Ministério das Relações Exteriores (MRE), a Organização Internacional para as Migrações (OIM) e a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (FAMBRAS). O programa colabora com a integração social de...

Jovem Inusitado- educação para todos

Destacando a importância de multiplicar o conhecimento, em 2022, a ESPM lançou o Programa Jovem Inusitado. Por meio dessa iniciativa, a Escola abre as suas portas para estudantes do ensino médio das várias escolas estaduais. A iniciativa reforça o compromisso da nossa...

The Global Links Initiative – pelo empreendedorismo feminino

O The Global Links Initiaive (TGLI) é um programa transcultural criado pela Crummer Graduate Business School, da Rollins College, para promover o empoderamento feminino por meio do empreendedorismo social. O programa coloca em colaboração empreendedoras, alunos de...