Em maio de 2019, a ESPM-SP promoveu o Fórum de Comunicação e Consumo para o Mercado Grisalho. Buscando colaborar para uma visão critica e abrangente sobre o envelhecimento, a programação contou com apresentação de pesquisas acadêmicas e de mercado e reuniu nomes como:

PROFA. DRA. GISELA CASTRO – Psicóloga, Mestre e Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ, com pós-doutorado em Sociologia pela University of London, docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM-SP,  onde desenvolve pesquisa sobre mídia, consumo e envelhecimento. É autora dos livros Os Velhos na Propaganda: atualizando o debate (Pimenta Cultural, 2018) e Comunicação, Consumo e Envelhecimento: perspectivas multidisciplinares (Sulina, 2018, com Tania Hoff – org)

PROF. DR. PEDRO DE SANTI – Psicanalista, Mestre em Filosofia pela USP e Doutor em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Professor da especialização em Teoria Psicanalítica da Cogeae/PUC-SP e de Psicologia da Comunicação Social da ESPM. Autor dos livros Desejo e adição nas relações de consumo (Zagodoni, 2011), A construção do eu na Modernidade (Holos, 2005), A crítica ao eu na Modernidade – em Montaigne e Freud (Casa do Psicólogo, 2003) e coautor de Psicologia, uma (nova) introdução (Educ, 2011).

PROF. DR. RICARDO ZAGALLO CAMARGO – Doutor em Ciências da Comunicação pela USP. Coordenou e dirigiu o Centro de Altos Estudos da ESPM entre 2005 e 2016. É professor do Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor da ESPM-SP.

M. TANIA ZAHAR MINÉ – com mais de 25 anos de experiência em grandes empresas como Unilever, Johnson & Johnson e Kimberly-Clark atuando em posições executivas na área de Marketing, é Mestre em Comunicação e Consumo do PPGCOM da ESPM com pesquisa sobre  Comunicação, Consumo e Envelhecimento. Cursou Publicidade e Propaganda na USP, Especialização em Administração na FGV e MBA Executivo na Fundação Dom Cabral.
Atualmente é professora de Pós-Graduação na ESPM-SP.

M. MARÍLIA DUQUE – PPGCOM ESPM – doutoranda da ESPM e pesquisadora do estudo global “Smartphones, Smart Ageing”, coordenado pela University College London. É publicitária pela USP e Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM-SP com pesquisa intitulada “Reputação Conectada em Rede”.

M. CLAUDIA WEBER MOURA – Desenhista Industrial pela UFRJ, com MBA em desenvolvimento de executivos pela UFRJ e Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor pela ESPM-SP, com pesquisa para design de embalagens para o público idoso. É Gerente de Operações na Interbrand e professora no curso de Design Gráfico da ESPM-SP.

PROF. DR. SERGIO GARRIDO – Doutor e Mestre em Administração pela ESPM-SP. Possui Especialização em Pesquisa de Mercado, Mídia e Opinião pela ESPM e Graduação em Administração pela FGV. É professor da ESPM, no curso de Administração.

O evento reuniu cerca de 300 pessoas, entre estudantes, professores, pesquisadores, profissionais de mercado e jornalistas interessados no tema do envelhecimento.

  

 

********************************
Você conhece os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) propostos na Agenda 2030 da ONU?
Essa iniciativa se alinha aos ODSs 4 e 10. Para saber mais, acesse: https://nacoesunidas.org/pos2015/