O Núcleo de Ações e Projetos Sociais da ESPM Porto Alegre (NUVE) desenvolve projetos e ações sociais mobilizando os estudantes da ESPM Porto Alegre, trabalhando para promoção da educação, igualdade, dignidade e respeito à pessoa humana, conforme preceitos da declaração universal dos Direitos Humanos. Em 2018, foram realizadas as seguintes ações:

  • Feira de Profissões – participação na Feira voltada a estudantes de ensino médio da região de Porto Alegre, apresentando os principais projetos realizados pelo NUVE.

 

  • Parceria com o Atelier da Cruz – apoio à campanha de crowdfunding que o Atelier estava promovendo para reformar seu novo espaço de trabalho no Morro da Cruz e impedir seu fechamento. A questão do direito ao trabalho de comunidades carentes foi destaque nessa ação, bem como a valorização de diversidade étnica e cultural.

 

  • Visita ao centro de triagem de lixo Campo da Tuca na Semana do Jornalista– alunos e alunas do curso de Graduação em Jornalismo visitaram o local e produziram uma reportagem sobre o trabalho de reciclagem, refletindo sobre o direito ao trabalho e à dignidade da pessoa humana.

 

  • Campanha do Agasalho – alunos e alunas da ESPM Porto Alegre coletaram agasalhos para moradores de rua de Porto Alegre e realizaram um dia de distribuição, em parceria com a ONG Cozinheiros do Bem, que ofereceu alimentos aos moradores de rua.

 

  • Páscoa Solidária – a ação propiciou atividade cultural e recreativa, bem como distribuição de doces,às crianças da Aldeia da Fraternidade, associação que atende crianças, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade social.

 

  • Natal Solidário – discentes do curso de Graduação em jornalismo produziram o Livro de Memórias do Lar com O livro foi lançado em evento de Natal, que congregou a oferta de serviços de embelezamento dentro do asilo, propiciando aos internos momentos de descontração e promoção da autoestima.

********************************
Você conhece os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) propostos na Agenda 2030 da ONU?
Essa iniciativa se alinha a diversos ODSs. Para saber mais, acesse: https://nacoesunidas.org/pos2015/