Fundada em 1992, a ONG ASPLANDE – Assessoria e Planejamento para o Desenvolvimento – trabalha prioritariamente com mulheres empreendedoras moradoras de periferias da região metropolitana do Rio de Janeiro. Tendo como referencial os princípios de cooperação, autodeterminação e ecologia, os trabalhos visam a valorização e o respeito à diversidade multicultural e direitos humanos.

A ESPM Social Rio firmou uma parceria com a Rede Cooperativa de Mulheres Empreendedoras da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, ligada a essa ONG, com a finalidade de contribuir para o fortalecimento das empreendedoras, que atuam nos segmentos de culinária, artesanato, costura, reciclagem e serviços.

Elas recebem dos alunos voluntários capacitação em gestão, finanças e comunicação e participam de rodas de conversa para troca de experiências. Assim, as participantes encontram na ESPM Social uma nova rede – a Mulheres em Rede – um espaço onde podem estabelecer laços de parceria e intercâmbio, obter informações e assessoria e promover a venda compartilhada.

 A fim de divulgar e sistematizar a experiência, A ESPM promoveu a produção de um documentário, chamado Mulheres do Bem. 

********************************
Você conhece os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) propostos na Agenda 2030 da ONU?
Essa iniciativa se alinha aos ODSs 1, 4, 5 e 8. Para saber mais, acesse: https://nacoesunidas.org/pos2015/