Como parte dos resultados de extensa pesquisa discente desenvolvida no Design Lab, a coleção Otavio Roth no Acervo ESPM acaba de ganhar uma identidade visual elaborada pelos alunos do curso de Design da ESPM SP.

A coleção de crayons do artista plástico brasileiro sobre os 30 artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos foi incorporada ao acervo de arte da Escola no final de 2019, junto com outras de suas obras doadas pela filha, Isabel Roth. Por iniciativa do Comitê ESPM de Direitos Humanos, uma equipe multidisciplinar envolvendo professores e alunos começou a trabalhar na proposição de uma série de iniciativas para levar essa importante coleção para além dos muros da nossa Escola.

A empreitada prevê o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas sobre a contribuição social e artística deste que foi aluno e professor da ESPM, além de exposições itinerantes, produção de vídeos, aulas e eventos e a catalogação e digitalização da coleção para acesso público.

Em decorrência das medidas de distanciamento social em vigor, parte dessas atividades ficou temporariamente paralisada, mas as pesquisas continuam. É o caso da pesquisa docente intitulada: “Design e Direitos Humanos: o legado de Otavio Roth”, de autoria da Profa. Dra. Ana Lúcia Lupinacci. A apresentação dos resultados é aguardada para 2021, como parte das comemorações pelos 70 anos da ESPM.

Para saber mais sobre a coleção Otávio Roth no Acervo ESPM, clique aqui. Para saber sobre o Comitê ESPM de Direitos Humanos, acesse: www.espm.br/a-espm/comite-espm-de-direitos-humanos

Para entrar em contato, envie um email para: direitoshumanos@espm.br 

 

********************************
Você conhece os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) propostos na Agenda 2030 da ONU? Para saber mais, acesse: https://nacoesunidas.org/pos2015/