Durante os dois semestres de 2019, os alunos do curso de graduação em Design da ESPM Porto Alegre participaram de um módulo especial de estudos sobre a importância da inclusão social (PCDs) no mundo do design e como projetar utilizando metodologias como Design Universal, NBR9050 e Tecnologias assistivas.
A iniciativa foi desenvolvida em parceria com as entidades Luis Braille, ACERGS e Padre Cacique e incluiu:
1. Apresentação do cenário atual (deficiência no Brasil, etc)
2. Apresentação de dados sobre a deficiência específica trabalhada (persona + características da deficiência)
3. Apresentação do produto que será trabalhado (imagens, características técnicas)
4. Apresentação de produtos similares de mercado (quadro comparativo de aspectos estéticos, funcionais e tecnológicos)
5. Apresentação do espaço de análise (planta baixa do local onde foi feito o passeio, apresentação do percurso realizado com fotos e observações)
6. Listagem dos problemas encontrados em cada ponto do trajeto e em relação ao produto.
7. Entrevista com usuários com a mesma deficiência estudada.
8. Moodboard de ideias conceituais para possíveis soluções
9. Diretrizes projetuais (caminhos possíveis de solução)
A observação dos resultados demonstrou a importância dos alunos trabalharem com pessoas com limitações, como deficiências cognitivas, motoras e sensoriais, não apenas para sua melhor formação técnica, mas como forma de promover a diversidade e os direitos humanos.
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Você conhece os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) propostos na Agenda 2030 da ONU?
Essa iniciativa se alinha aos ODSs 3, 4 e 10. Para saber mais, acesse: https://nacoesunidas.org/pos2015/