O Programa ESPM de Diversidade e Inclusão começou a ser discutido na ESPM em 1994, com o objetivo inicial de promover a acessibilidade e a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Como primeiro reflexo dessa iniciativa, a ESPM teve uma ampliação do número de funcionários portadores de deficiência, havendo atualmente mais 50 pessoas, integrando os diversos departamentos da Escola.

Com o tempo, o programa foi ampliado, incentivando a diversidade entre as equipes como forma de fomentar e valorizar a riqueza de pontos de vista.

Em 2019, foram implantadas diversas ações para tornar mais visíveis alguns trabalhos feitos na ESPM para alcance de melhoria da qualidade de vida e da autoestima de estudantes e funcionários com necessidades específicas, ampliando a consciência de gestores, professores e todos os funcionários, que puderam solicitar treinamentos para lidar melhor com os desafios da diversidade e da inclusão. Não é possível mensurar o alcance desse trabalho que atinge a sensibilidade e a consciência dos envolvidos.

Outra ação importante em 2019 foi a aproximação do coordenadores do Programa ESPM de Diversidade e Inclusão  com os coordenadores dos serviços do PAPO (Programa de Apoio Psicológico e Orientação), PIPA (Programa de Inclusão e Promoção da Aprendizagem) e das secretarias de todos os cursos, o que aumentou a parceria em todas as unidades da Escola e ampliou o conhecimento das melhores práticas para promoção da diversidade e a ampliação/unificação das mesmas.

Como resultado desse trabalho, no final de 2019, foi realizada uma edição da Academia de Professores, com o coordenador do PIPA da ESPM SP e da coordenadora do PIPA da ESPM RJ, com foco na temática da diversidade, da acessibilidade e da inclusão. O resultado da Academia foi um sucesso e outras edições nesse mesmo formato foram agendadas para 2020.

 

********************************
Você conhece os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) propostos na Agenda 2030 da ONU?
Essa iniciativa se alinha aos ODSs 3, 4, 8 e 10. Para saber mais, acesse: https://nacoesunidas.org/pos2015/ 

 

Categorias: GESTÃO