Trata-se de um projeto de extensão vinculado ao MPGEC (Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa da ESPM Rio, mais especificamente ao LEC (Laboratório de Economia Criativa, Desenvolvimento e Território).
Tudo começou com uma pesquisa realizada no âmbito da disciplina Ferramentas de Pesquisa Social para Gestão de Projetos sobre o bloco de afoxé Filhos de Gandhi do Rio de Janeiro, que completou 70 anos em 2021. O objetivo da disciplina é familiarizar o discente com ferramentas de pesquisa social, como a etnografia e a pesquisa-ação.
Em função do contexto da pandemia da Covid-19, os Filhos de Gandhi encontram-se com as atividades paralisadas e têm tentado manter a relação com seus filiados e outros públicos pelas redes digitais. Em função desta situação, o objeto do projeto foi realizar uma análise da identidade e da presença digital do bloco no Instagram e, a partir da pesquisa realizada, apresentar a proposta de uma nova identidade visual e de uma renovação da presença digital para gerar maior proximidade da associação com a comunidade, os filiados e os colaboradores.
O projeto foi desenvolvido de fevereiro e maio de 2021, em parceria com a Associação Cultural Recreativa Filhos de Gandhi.
Dentre os resultados e aprendizados obtidos por meio desse projeto, se destacam a importância do estabelecimento de parceiras entre academia e associações socioculturais, a familiarização dos discentes com ferramentas de pesquisa social e a sensibilização para contextos sociais diversos e para realidade das organizações culturais.
Essa iniciativa procurar colaborar com os seguintes objetivos de desenvolvimento sustentável propostos pela ONU:
- ODS 04. Educação de qualidade
- ODS 11. Cidades e Comunidades Sustentáveis