Fórum do Mercado Grisalho

dez 20, 2021 | Eventos realizados

Em maio de 2019, a ESPM-SP promoveu o Fórum de Comunicação e Consumo para o Mercado Grisalho. Buscando colaborar para uma visão critica e abrangente sobre o envelhecimento, a programação contou com apresentação de pesquisas acadêmicas e de mercado e reuniu nomes como:

PROFA. DRA. GISELA CASTRO – Psicóloga, Mestre e Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ, com pós-doutorado em Sociologia pela University of London, docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM-SP,  onde desenvolve pesquisa sobre mídia, consumo e envelhecimento. É autora dos livros Os Velhos na Propaganda: atualizando o debate (Pimenta Cultural, 2018) e Comunicação, Consumo e Envelhecimento: perspectivas multidisciplinares (Sulina, 2018, com Tania Hoff – org)

PROF. DR. PEDRO DE SANTI – Psicanalista, Mestre em Filosofia pela USP e Doutor em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Professor da especialização em Teoria Psicanalítica da Cogeae/PUC-SP e de Psicologia da Comunicação Social da ESPM. Autor dos livros Desejo e adição nas relações de consumo (Zagodoni, 2011), A construção do eu na Modernidade (Holos, 2005), A crítica ao eu na Modernidade – em Montaigne e Freud (Casa do Psicólogo, 2003) e coautor de Psicologia, uma (nova) introdução (Educ, 2011).

PROF. DR. RICARDO ZAGALLO CAMARGO – Doutor em Ciências da Comunicação pela USP. Coordenou e dirigiu o Centro de Altos Estudos da ESPM entre 2005 e 2016. É professor do Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor da ESPM-SP.

M. TANIA ZAHAR MINÉ – com mais de 25 anos de experiência em grandes empresas como Unilever, Johnson & Johnson e Kimberly-Clark atuando em posições executivas na área de Marketing, é Mestre em Comunicação e Consumo do PPGCOM da ESPM com pesquisa sobre  Comunicação, Consumo e Envelhecimento. Cursou Publicidade e Propaganda na USP, Especialização em Administração na FGV e MBA Executivo na Fundação Dom Cabral.
Atualmente é professora de Pós-Graduação na ESPM-SP.

M. MARÍLIA DUQUE – PPGCOM ESPM – doutoranda da ESPM e pesquisadora do estudo global “Smartphones, Smart Ageing”, coordenado pela University College London. É publicitária pela USP e Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM-SP com pesquisa intitulada “Reputação Conectada em Rede”.

M. CLAUDIA WEBER MOURA – Desenhista Industrial pela UFRJ, com MBA em desenvolvimento de executivos pela UFRJ e Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor pela ESPM-SP, com pesquisa para design de embalagens para o público idoso. É Gerente de Operações na Interbrand e professora no curso de Design Gráfico da ESPM-SP.

PROF. DR. SERGIO GARRIDO – Doutor e Mestre em Administração pela ESPM-SP. Possui Especialização em Pesquisa de Mercado, Mídia e Opinião pela ESPM e Graduação em Administração pela FGV. É professor da ESPM, no curso de Administração.

O evento reuniu cerca de 300 pessoas, entre estudantes, professores, pesquisadores, profissionais de mercado e jornalistas interessados no tema do envelhecimento.

Vídeo documental Otavio Roth na ESPM

Em 2022, o Comitê ESPM de Direitos Humanos teve a satisfação de realizar a primeira exposição pública da coleção Otávio Roth no acervo ESPM. A exposição integrou a programação do ESPMovement, um evento de três dias – de 19 a 21 de outubro - que celebrou os 100 anos da...

Jovem Inusitado- educação para todos

Destacando a importância de multiplicar o conhecimento, em 2022, a ESPM lançou o Programa Jovem Inusitado. Por meio dessa iniciativa, a Escola abre as suas portas para estudantes do ensino médio das várias escolas estaduais. A iniciativa reforça o compromisso da nossa...

The Global Links Initiative – pelo empreendedorismo feminino

O The Global Links Initiaive (TGLI) é um programa transcultural criado pela Crummer Graduate Business School, da Rollins College, para promover o empoderamento feminino por meio do empreendedorismo social. O programa coloca em colaboração empreendedoras, alunos de...

Restauração do complexo arquitetônico Villa Aymoré

No finalzinho de 2021 o Comitê de Direitos Humanos participou das discussões e solenidades de celebração do aniversário de 70 anos da ESPM. Com o distanciamento social, a data foi marcada por ciclos de reflexão sobre Excelência, Cidadania e Perenidade, considerados...

ESPM na XV Conferência de Comunicação e Mídia Cidadã

Em 2021, o Comitê ESPM de Direitos Humanos participou da XV Conferência de Comunicação e Mídia Cidadã, evento online promovido pela ABPCom – Associação Brasileira de Pesquisadores e Comunicadores em Comunicação Popular, Comunitária e Cidadã. Sob o tema Diversidade e...